Eufraten em Movimento

O Percurso Pedagógico – o caminho do educar pela ética

Desde os primórdios das atividades socioeducativas, o Percurso Pedagógico fez parte do desenvolvimento e amarração do acolhimento das crianças atendidas pela Fundação Eufraten. Lá em 1987, quando os atendimentos aconteciam em uma simples casinha de sapê, foi desenvolvido um procedimento para harmonizar o ambiente, deixando-o propício para o educar, o que acontece até hoje. “Educar é sair de si mesmo dando vida ao outro; é despertar o Ser para a sua plenitude. É o simples movimento de doar um pedaço de si ao outro com a intenção de libertar.


Educar é sair de si mesmo dando vida ao outro; é despertar o Ser para a sua plenitude. É o simples movimento de doar um pedaço de si ao outro com a intenção de libertar.
Educar não é transmitir conhecimento, mas sim, preparar o Ser para a vida com exemplo, disciplina e reciprocidade.
É despertar competências e habilidades que preparam o Ser para administrar seu maior empreendimento – A Vida!
Educar é despertar consciências”

Trecho do conceito “Do Educar”
Livro: Cosmovisão – Do homem às estrelas
Autor: Paulo Zabeu
Como podemos educar sem antes preparar um ambiente para tal fim?

O ambiente é um dos pilares da Fundação Eufraten e permeia todas as áreas: administrativo, financeiro, assistência social, operacional, voluntariado e é claro, a educação.

Todos, sejam voluntários ou colaboradores, são responsáveis por criarem e cuidarem dos ambientes.

Na educação a preparação do ambiente é o momento de organização dos espaços antes de receber os educandos. Na Pedagogia Heulosófica um ambiente limpo, organizado, com o material pedagógico previamente preparado, são ingredientes indispensáveis para a harmonia e produtividade das atividades. Assim, quando o educando chega, o foco do educador volta-se para o momento do educar.

Esse ambiente limpo e organizado produz em todos um clima invisível de serenidade, bem-estar e segurança. Quando os educandos chegam, são envolvidos por esse clima.

Os atendidos notam que houve um trabalho prévio, propício para seu recebimento, sentem-se naturalmente acolhidos. É o exemplo do educador trazendo respeito, é o começo do aprendizado prático do que é a ética.

E onde entra o Percurso Pedagógico em todo esse movimento do educar e do ambiente?

O Percurso Pedagógico é uma série de etapas que traz começo, meio e fim para a criação dos ambientes, e assim, constrói uma base sólida para o educar. Sem ele, tudo fica solto, sem fundamento e ordem.
Conheça as etapas do Percurso Pedagógico:

  1. Preparação dos ambientes
  2. Recepção dos educandos no portão
  3. Prática de Yoga e Meditação
  4. Café da manhã
  5. Limpeza e Organização – café da manhã
  6. Oficinas do dia
  7. Roda de reflexão
  8. Organização dos materiais e ambiente
  9. Despedida e saída dos educandos
  10. Reflexão dos educadores


Cada etapa traz em si uma série de atividades, e seu movimento contínuo é o que faz com que Educador e Educando compreendam a importância e o significado do “Educar-se, educando com autoconhecimento”.

Nesse caminho, a base é levar o Ser a reflexão, a vencer suas limitações, condicionamentos e medos para que seja livre, independente e caminhe em busca de seu próprio desenvolvimento.

A prática de uma rotina diária de convivência onde todos se sintam acolhidos, cuidam de tudo e de todos, com compromisso, disciplina e continuidade, estimula a Reinvenção e a Saída da Zona de Conforto.

É possível aplicar o Percurso Pedagógico em sua escola e até mesmo em seu ambiente de trabalho. Entre em contato e saiba como.

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