Reflorestamento da Cidade do Autoconhecimento.
Há quatro décadas, a Cidade do Autoconhecimento era apenas uma área devastada, um testemunho do que a negligência ambiental poderia causar. Mas hoje…
Durante nosso tempo na vida escolar e nosso desenvolvimento na infância, adolescência e juventude, pouco sabemos sobre o autoconhecimento, sobre como podemos educar nossos pensamentos, nossas emoções e a nossa mente, aprendendo a lidar com situações de conflitos nos ambientes onde vivemos, buscando as soluções.
A Fundação Eufraten há mais de 40 anos dedica-se à arte de educar para a vida com autoconhecimento, preparando seus educadores para educarem a si mesmos e assim poderem educar crianças, adolescentes, jovens e suas famílias, através de programas e projetos socioeducativos que utilizam como método.
A Pedagogia Heulosófica é o método de aprendizagem da Heulosofia – A Ciência do Autoconhecimento, com foco no desenvolvimento do comportamento humano.
É um método pedagógico, comportamental, prático e funcional, que promove o desenvolvimento do potencial humano, oferecendo ferramentas práticas e aceleradoras para que o Ser possa, em todos os ambientes da vida, aprender consigo mesmo, com a natureza e com o outro. Educando sua mente, desenvolvendo seu potencial interno com autonomia, ética e produtividade para o bem do todo.
É pautada no questionamento, na reflexão e nas possibilidades, estimulando e promovendo a construção do pensamento lógico, tendo como alicerce para essa construção a Maiêutica e o Peripatético.
O alicerce de todo o processo pedagógico é: A Maiêutica e o Peripatético. O Filósofo Sócrates despertava consciências nas Praças de Atenas, utilizando a Maiêutica e o Peripatético para conduzir as pessoas, através da arte de questionar e aprender com os exemplos da natureza a buscar o conhecimento e as virtudes que tinham dentro de si, refletir e aprender, encontrando por si só as verdades universais.
A Maiêutica conduz o Ser à:
Para a Pedagogia Heulosófica, a utilização da Maiêutica é a forma mais natural de conduzirmos o Ser à reflexão e a mudança de comportamento. Ela desperta a curiosidade e a arte de descobrir o novo. O questionamento gera em nós movimento interno, incomodação, atrito, ação refletida e expansão, através dele podemos educar nossa Impulsividade e Omissão. Ela é o princípio para trabalharmos o autoconhecimento.
Você já refletiu como seria nosso aprendizado, se não existissem os livros? Onde poderíamos encontrar o conhecimento necessário para aprender a administrar a nossa vida?
A natureza certamente seria nossa grande mestra através dos seus exemplos.
Para a Pedagogia Heulosófica a natureza é uma excelente educadora, podemos encontrar nas formigas lições de disciplina e continuidade; nas abelhas o exemplo de organização; no interior da pequena semente do carvalho, tudo aquilo que ela precisa para tornar-se uma árvore imensamente grande e forte; na junção de pequenas folhas de uma árvore para formar uma grande sombra, simbolizando o trabalho em equipe.
Que semelhança isso pode ter com a nossa existência?
Aprendemos que a natureza não para, é movimento constante, onde tudo é simples e construído a partir das pequenas coisas, cada movimento no seu tempo, respeitando o ritmo de cada Ser, porém sempre o desafiando para buscar soluções e vivenciar o seu melhor para o bem do todo, desenvolvendo o equilíbrio, a produtividade e a harmonia.
Assim, desenvolvemos atividades ao ar livre aproveitando os exemplos que a natureza nos oferece. É uma forma sábia, criativa e natural de educar para a vida.
Para a Pedagogia Heulosófica, essas duas práticas socráticas estimulam o Ser a observar e refletir levando-o a construir o pensamento lógico sem repressão, despertando o melhor que existe em cada um, para que construa sua liberdade de pensar e agir, livre dos condicionamentos, movimentando-o para sair da sua Zona de Conforto e da preguiça.
Desta forma, conecta o Ser a ele mesmo colocando-o diante de sua realidade mental, encorajando-o a identificá-la, perceber seus efeitos em seu comportamento, na convivência consigo mesmo e com os outros.
Aprende a refletir o porquê e a raiz de suas reações emocionais, analisar suas consequências e decidir internamente transformá-las, organizando seus pensamentos, educando suas emoções e construindo na prática do dia a dia, uma nova maneira de agir, diante das circunstâncias que antes lhe causavam desequilíbrios.
A Pedagogia Heulosófica, não tem a pretensão de transformar pessoas pelos seus ensinamentos, mas educar de forma segura e sem pressa, pelo exemplo.
Constrói o respeito nas relações, pela coerência dos seus movimentos no educar-se. Não reprime, questiona e educa criando sempre ambientes de aprendizagem em todos os momentos e situações. Quando necessário é firme, mas não rígida.
Conduz o Ser a descobrir quem é, onde está, como está, porque está e onde pode chegar, planejando suas ações para alcançar seus objetivos com integridade. Sempre com arte, dando o melhor de si, com começo, meio e fim.
Você pode conhecer a aplicação da Pedagogia Heulosófica nas unidades da Fundação Eufraten, assim como levar essa pedagogia para o seu ambiente educacional.
Entre em contato:
Telefone – 19 3256-1966
Whats (19) 9 7169-2666
Email contato@eufraten.org.br
Reflorestamento da Cidade do Autoconhecimento.
Há quatro décadas, a Cidade do Autoconhecimento era apenas uma área devastada, um testemunho do que a negligência ambiental poderia causar. Mas hoje…
Prefeitura Campinas recomenda a Eufraten pela Excelência e Ética nos Serviços Prestados
Prefeitura de Campinas recomenda a Fundação Eufraten e reforça o nosso compromisso, ética e profissionalismo praticados ao longo de todos esses anos.
Fundação Eufraten: Compromisso com a Educação
A Fundação Eufraten é uma educadora por natureza, educamos a todos, o tempo todo! Nosso princípio de conduta é o “Educar-se, educando com autoconhecimento”