Eufraten em Movimento

Fundação Eufraten em Movimento – Informativo Digital 2023 Mai – Jun

2023 | Construindo a ética no comportamento humano.

Ser ético é uma conquista, resultado do trabalho interno pela busca do conhecimento com aplicabilidade para o bem do todo, sem teorias complexas, mas sim o aprendizado com a natureza, pois está tudo diante de nossos olhos.

Na Eufraten, construímos a ética, através da Pedagogia Heulosófica, utilizando os 5 Movimentos do Autoconhecimento: Observar, Refletir, Tomar atitude, Agir e Saber esperar e os 3 Princípios Propulsores da Humanização: Iniciativa própria, Senso crítico e Criatividade.

“Poderíamos dizer que o ser humano, basicamente, divide sua vida em duas partes distintas: a vida pessoal, que inclui a família, o lazer, o trabalho voluntário; e a vida profissional. Engano pensar que podemos ser uma pessoa diferente em cada uma destas partes; somos o que somos, não importa se na família ou no trabalho, e devemos manter coerência nas atitudes, pois é isso que nos torna indivíduos credíveis. Nas diversas situações a que somos submetidos, podemos até ter comportamentos diferenciados, mas a nossa essência, os nossos princípios e a nossa conduta ética devem ser os mesmos. Assim sendo, podemos unificar nossas atitudes e sermos produtivos.”

Autoconhecimento – O tesouro desconhecido 3a edição do livro 5 regras para vencer seus limites, lançamento em setembro.

Começamos por nós, para poder educar a todos!

Para que nossas crianças aprendam a vivenciar a ética, nossos educadores também precisam vivenciá-la!

Mensalmente realizamos treinamentos com vivências e integração, que além do aprendizado, enriquecem as trocas entre a equipe na aplicação da Heulosofia Heulosófica.

Na Eufraten as crianças vivenciam a infância de forma saudável e produtiva!

Através de 27 oficinas socioculturais e esportivas, as crianças desenvolvem habilidades cognitivas, físicas, sociais, emocionais e de comunicação.

Em cada oficina um novo aprendizado para compreenderem o mundo e a si mesmas, e na medida em que brincam, educam-se, desenvolvendo novos hábitos, aprendendo a tomar suas próprias decisões, descobrindo a importância das suas escolhas e as consequências de cada uma delas.

Em todas as atividades as crianças praticam o observar e a identificação de seus pensamentos, emoções e comportamentos, exercitando sempre o autocontrole, descobrindo a importância do autoconhecimento – prática fundamental para seu crescimento e para a vida.

Ensine as crianças através do peripatético e elas tornar-se-ão homens sábios.

Futebol - além do desenvolvimento motor

Por meio dessa modalidade esportiva, impactamos positivamente a vida das crianças, adolescentes, jovens e comunidade, pois a utilizamos como ferramenta de educação do comportamento humano, inclusão social e superação de desigualdades.

Semanalmente meninos e meninas convivem e desenvolvem-se juntos, e, além de exercitarem as habilidades futebolísticas, praticam o mirar-se, aprendendo a identificar seus pensamentos e emoções enquanto jogam, e seus efeitos no trabalho em equipe, no respeito às regras e tomada de decisões.

Na Eufraten, educadores, educandos e voluntários são estimulados a observarem e a refletirem sobre as circunstâncias da vida, para a tomada de decisão interna e para o direcionamento ético das suas ações, impactando positivamente seu cotidiano, preparando-os para fazer o melhor.

Jovem Tech - Tecnologia e autoconhecimento transformando vidas

O curso profissionalizante “Jovem Tech” prepara os aprendizes, através da educação tecnológica e a ciência do autoconhecimento, para se tornarem profissionais éticos, capazes de gerar impacto positivo no mundo a partir do seu comportamento, competências técnicas e habilidades.

O curso estimula nos futuros profissionais, habilidades essenciais como o raciocínio lógico, a resolução de problemas, o pensamento crítico e a criatividade, fomentando as suas capacidades em liderar com autonomia, nas áreas de:

  • Manutenção e operador de T.I,
  • Operador de Sistemas Administrativos,
  • Analista de Design Gráfico e
  • Programador.

MAIO LARANJA - Preservar a seguridade física e emocional

Intensificamos nossas ações na Prevenção e no Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra a Criança e ao Adolescente.

Realizamos diversas atividades para a reflexão sobre o tema e o aprendizado sobre o autocuidado com o corpo, o respeito, a ética, e a importância de conhecermos nossos direitos e deveres. Pelo autoconhecimento nos tornamos instrumentos de proteção, apoio e transformação social, já que ele nos fortalece e nos encoraja.

Transformar crianças e suas famílias

Nas oficinas semanais de Yoga para as famílias, a comunidade tem a oportunidade de tomar consciência da importância de dedicar-se à si mesmo, buscando sempre observar-se para vivenciar, assimilar e praticar com sabedoria o Yoga fora do tapetinho, nos ambientes da vida.

O Yoga vai além das posturas físicas; é autoconhecimento e nos desafia a cada momento a respeitar nossos limites, mas ao mesmo tempo nos proporciona a capacidade de sair do comodismo com equilíbrio produtividade. 

Faça um voo panorâmico pelo Teatro Dionísio!

Todos os sábados, utilizando materiais doados, nossos voluntários fazem renascer com as próprias mãos, a arte e a cultura da Grécia antiga.

Click aqui e mergulhe no belo!

 

Agradecemos a confiança e apoio de todos vocês.

Faça parte dessa família que educa pela construção de um mundo melhor!

Inscreva-se em nosso site, venha conhecer de perto esse trabalho e seja um voluntário!

Sugestões de Leitura