Eufraten em Movimento

Fundação Eufraten em Movimento – Informativo Digital 2023 Jul – Ago

A essência do educar ético

“Na gênese educacional não se pode dividir os conhecimentos em matérias de ensino. Chegará o dia em que a arte de educar será integrada, será um todo, onde pela maiêutica e pelo peripatético os educadores formarão os educandos, sem pressa. Os artistas educacionais do futuro interpretarão cada vocação como parte de um todo e farão de cada pergunta um livro de sabedoria.

Educação é arte e não método; é alma e não sistema. Os educadores saberão que cada momento do aprendiz pode definir seu destino na eternidade, cujo objetivo essencial do educar, deverá ser o autoconhecimento.

Educar é sair de si mesmo dando vida ao outro; é despertar o Ser para a sua plenitude. É o simples movimento de doar um pedaço de si ao outro com a intenção de libertar.

Educar não é transmitir conhecimento, mas sim, preparar o Ser para a vida com exemplo, disciplina e reciprocidade.

É despertar competências e habilidades que preparam o Ser para administrar seu maior empreendimento – A Vida.

Educar é ativar consciências (universo de soluções).

É o processo de autoconhecimento que conscientizando o Ser de seu papel no universo, integra o corpo, a mente e o ogos, tornando-o um só com o Inventor da Vida.

O Educar é a arte do universo, é o esplendor do Inventor da Vida, quem o pratica, sabe ouvir com amor e tolerância, por isso, suas ações ecoam na eternidade.

Do Educar
A Cosmovisão de Paulo Zabeu

Educar, a vocação de toda família Eufraten

Nossa Festa Julina é das boas!!! Realizada com muita alegria e descontração.

Nossos educandos divertiram-se muito com as brincadeiras típicas: barracas de pesca, boca do palhaço, argola, bingo, dentre outras; e para completar a alegria teve também muitas gostosuras.

Além de toda alegria, tivemos a oportunidade de estimular a experiência cooperativa, harmônica e transformadora que os momentos de interação com nossas crianças, adolescentes e jovens propiciam a todos.

Na Fundação Eufraten, nos unimos para ser e fazer sempre o nosso melhor em cada detalhe, em cada movimento, e o resultado é a educação integrativa e inclusiva que educa para a vida em todos os ambientes ou circunstâncias, como resultado, a alegria de viver estampada nos rostinhos de nossos educandos.

A importância do autoconhecimento na adolescência - fase de descobertas e transformações

A adolescência é marcada pela intensidade das emoções e pelos questionamentos sobre si mesmo, sobre o outro e sobre o mundo.

Para direcionar essa fase de mudanças físicas, emocionais e sociais de forma produtiva, a Eufraten dedica-se a trabalhar o Autoconhecimento como bússola para essa jornada, tão necessária ao desenvolvimento do comportamento e do potencial humano.

Nas oficinas de Autoconhecimento, praticamos os 5 Movimentos do Autoconhecimento: Observar, Refletir, Tomar Atitude, Agir e Saber Esperar; trazendo nas rodas de reflexão o diálogo aberto e a autoavaliação, que possibilitam uma melhor compreensão de nós mesmos, de nossos pensamentos e emoções, estimulando-nos a conhecer nossas habilidades e desafios, a identificar o que precisamos transformar, para que nossos comportamento e ações, tornem-se um diferencial ético e produtivo em todos os ambientes da vida.

Na base, instigamos os movimentos naturais do ser humano, resgatando nossas origens.

Toda criança possui um interesse natural em explorar e aprender com a natureza.

Na Oficina de Educação Ambiental educamos esse movimento para que a criança aprenda a usá-lo de maneira direcionada e produtiva.

As crianças se dedicaram a renovação da nossa horta educativa, que é cuidadosamente acompanhada desde a plantação até a colheita para posterior consumo.

Nossa horta também é um rico ambiente de aprendizado para o desenvolvimento socioemocional e cognitivo das crianças, pois desperta a reflexão sobre a importância de práticas mais sustentáveis e harmônicas entre seres humanos e a natureza; e ao cultivar hortaliças, nossos educandos também constroem o entendimento sobre os ciclos da da vida, que os propiciam a identificar os seus próprios ciclos.

Superação de limites, desenvolvimento da disciplina e da ética pelo esporte.

Através do Projeto Vitória pelo Esporte, a Fundação Eufraten realizou o 2° Campeonato de Futebol, onde propiciou as crianças e jovens da comunidade em que atua, a experiência da prática esportiva como instrumento de educação e transformação social.

O projeto possibilitou o aprimoramento das habilidades futebolísticas e o desenvolvimento do potencial individual para a construção e realização dos seus sonhos, utilizando como bússola dessa jornada o Autoconhecimento.

Nossos educandos venceram de forma integral, destacando-se nos jogos como atletas habilidosos e éticos, e o mais importante, brilharam dando um show de disciplina, comprometimento e muito talento.

Agradecemos a confiança e apoio de todos vocês.

Faça parte dessa família que educa pela construção de um mundo melhor!

Inscreva-se em nosso site, venha conhecer de perto esse trabalho e seja um voluntário!

 

Sugestões de Leitura