A Semente: a busca pelo autoconhecimento e a vontade de transformar
vidas
Paulo Zabeu, reativou a Casa de Caridade Bezerra de Menezes, fundada pelo seu pai em 1954 e já começou a construção da sede na Vila
Nogueira. Hoje, Instituto Oikon.
No bairro mais afastado na época, o Descampado, hoje Campus I da Fundação Eufraten, o grupo de frequentadores do Evangelho do Paulo Zabeu, entre eles, o André Silva ainda com 15 anos, realizou sua primeira atividade; a entrega de centenas de cestas de Natal para a comunidade!
A semente foi jogada nos jovens que, com enxadas e muito amor, começaram a limpeza do terreno e já com a vocação de educar, nascia a EPV I (Escolas Preparatórias para a Vida), no Campus I. Nesse ano, chegou o Dr. Gil Serra (in memoriam), ainda estudante de medicina.
Nosso primeiro ambiente construído por voluntários no Campus I, da Eufraten ficava pronto: uma casinha de sapê!
Enquanto isso, o Instituto Oikon, realizava o tratamento bioenergético, atendendo gratuitamente dezenas de pessoas aplicando as técnicas de Do-In e energização; os trabalhos mediúnicos e os estudos espíritas. Neste ano começou a EPV II, em sua sede, atendendo as crianças da Rua Moscou, na época era uma das comunidades mais pobres e violentas de Campinas.
Em parceria, a Eufraten e o Oikon, participam da Feira Hippie, com uma barraca de alimentos naturais e outra de artesanato, sempre com trabalho voluntário; permanecemos até 2010.
Encerramento do Ano na EPV II!
Realizamos nossa primeira festa junina no Instituto Oikon com a presença dos voluntários e as crianças da comunidade! Nesse ano chegam novos voluntários, entre eles, a Luzia, o Nivaldo e a Paula Andréa!
Encerramento do ano nas EPV’s I e II!
Nos anos 90 a sementeira está germinada e os brotos nascem com força e determinação! Os atendimentos nas comunidades cresciam e para manter todas as atividades e as construções dos espaços Paideia, na Fundação Eufraten e no Instituto Oikon a força voluntária foi fundamental!
O trabalho expandiu e era hora de crescimento! Foi então que demos um passo muito importante, a aquisição do terreno da Fundação Eufraten hoje, a sede: Cidade do Autoconhecimento, na região do Jardim do Lago II. Educar, sempre foi a nossa vocação, já nascia a EPV III!
Ampliação dos atendimentos para as crianças da Rua Moscou, em toda a sua amplitude. Nascem as EPV’s IV e V, com a presença do Sr. Onorê (in memoriam). Chegamos a trabalhar com mais de 600 crianças aos sábados à tarde.
O número de moradores de rua, inclusive crianças, nessa época era enorme. Por iniciativa da voluntária Rosana Pires, começamos a levar sopa, cobertores e uma palavra amiga. Esse trabalho aconteceu em 91 e 92, paramos quando a administração pública abriu abrigos.
O Arraial do Instituto Oikon pegou fogo, muita gente da comunidade e, os voluntários, fizeram bonito na quadrilha!!! Vamos lembrar aqui com muito carinho da família Castro que colaborou anos com nossas atividades!
Formatura da 1ª Turma do “CENOPE” - Centro de Educação Natural e Orientação Profissional “EUFRATEN”. O 1º curso foi de elétrica, iniciativa do voluntário Luiz que montava os painéis e levava no campo de futebol! Os jovens da Rua Moscou, na EPV IV, já tinham um caminho para uma profissão!
Realizamos passeio no Playcenter com os educandos da EPV I e II, crianças que moravam no Descampado e na Rua Moscou. Foi um dia inesquecível!
Nossa 1ª Confraternização de Natal aconteceu em 1991, evento que todos os anos aquece os nossos corações, já são 31 natais juntos! Momento em que os voluntários fortalecerem os laços de união e alegria e, comemorarem as realizações e conquistas.
Vendemos 1.000 pizzas, entre outros produtos criados por voluntários muito dedicados, para pagar a última parcela da Cidade do Autoconhecimento. A Promoção Social ganhou corpo! E vendemos pizzas por muitos anos!
E começamos realizar nossos jantares, evento que mantivemos por mais
de 2 décadas.
Foto aérea do Campus I – uma conquista da Eufraten e da Comunidade.
O “CENOPE” cresceu muito nessa década, no Campus I e na Cidade do Autoconhecimento, formando várias turmas nos cursos de Elétrica, Corte e Costura Industrial, Marcenaria, Desenho Industrial, Jardinagem, Cabelereiro, Artesanato, Fotografia e Serigrafia; sempre com aulas de Autoconhecimento para todos.
Nosso primeiro vídeo institucional e a realização da Peça Teatral – Os últimos dias de Sócrates – o texto foi escrito pelo Paulo Zabeu. A montagem e encenação por voluntários: André, Cleusa Garbo, Edson, Gil Serra, Gisele, João Machado, Mara, Mitie, Paula Andréa e Rosana Pires - foram os atores; Jucan - cenografia e figurino; Margarete - maquiagem e cabelos; Miriam Pepê - a costureira.
1º Meeting anual de prestação de contas. Nesse ano o plano diretor até o ano de 2020, chamado Projeto Sol ficou pronto! O crescimento exige encontros de formação e treinamento da equipe, semente da gestão circular. Nossos meetings de gestão acontecem anualmente até hoje!
Realizamos nossa 1ª Festa da Primavera, evento que comemoramos a arte, a cultura das civilizações antigas e a conexão com natureza e a vida! Foram 11 anos de comemoração seguidas!
Nossa 1ª turma do Planeta OM, onde desenvolvemos a Pedagogia Heulosófica com os filhos dos voluntários! Na 1ª turma estava a Mayara, com 4 anos, filha da Luzia, hoje mãe da Júlia! E na última turma (2022), está o Ian, filho da Mariana, neto da Carmem Lúcia e o Ian, sobrinho neto da Márcia Midori!
Nossa germinação continua firme, a 1ª turma da Mocidade da Eufraten começou e vai funcionar até o ano de 2004. Além do grupo de estudos, realizaram uma expedição para as cavernas de Carrancas e foram para Brotas praticar Yoga e apreciar a natureza; e colaboravam com as atividades da Eufraten e do Oikon.
As sementes continuam crescendo, chega a “Oásis de Luz”, a EPV VI, em Francisco Morato; e mais uma equipe de voluntários cheios de disposição, entre eles, o Menge, a Natália Roma, a Maurisa!
Começamos a participar nas festas juninas, com barracas de pastéis, nos clubes de Campinas. Os voluntários desenvolviam fibra internas, muitas vezes, trabalhando até de madrugada para levantar fundos para nossos trabalhos!
Início dos workshops da Fundação Eufraten e do Instituto Oikon, movimento que enriqueceu muito a Heulosofia que foi aprendida nas aulas e vivências! Até hoje os workshops acontecem em parceria da Fundação Eufraten e do Instituto Oikon. E nesse ano chegaram a Márcia, a Elizabeth, a Virgínia e a Carmen Lúcia! E no final dessa década, a Jimena.
Nasce nosso primeiro Bazar! Até hoje, o Bazar do Bem funciona no Oikon e contribui para manter os atendimentos da Eufraten.
Com tantas frentes de trabalho e ações da Fundação Eufraten e do Instituto Oikon, criamos o Conselho Empresarial, profissionais de várias áreas que voluntariamente assumiram a missão de iniciar a profissionalização de áreas fundamentais das Instituições e encontrar saídas para a sustentabilidade. Já que até essa data, éramos todos voluntários.
O trabalho fecha a metade dessa década com uma Confraternização de Natal alegre e cheia de harmonia!
Primeiro exemplar do Funebom, feito a mão pela Mitie!
Foi aqui que realizamos o 1º Encontro de Jovens reunindo as EPV’s I e III para trocas de experiencias e integração das unidades. Encontros que até hoje acontecem!!!
Fortalecimento da prática pedagógica com planos de aula temáticos em todas as EPV’s, com a presença da Carmen Lúcia e da Márcia Midori.
Registro da Eufraten no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social e no CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Diretoria renovada! Muito trabalho pela frente e se preparando para a
nova década!
Além do encontro de jovens, começamos os nossos campeonatos esportivos, semente que em 2001 se transformou nas Olímpiadas!
No último ano dessa década, começamos os encontros com as mães das EPV’s IV e V. Dando espaço para troca de ideias e reflexões da vida, família e de autoconhecimento.
Apresentamos o Projeto EUFRATEN “Unidade de Ensino Superior” ao MEC que foi aceito e aprovado com louvor! Acima, o logo desenvolvido para a Universidade Eufraten.
A SISNI – Sociedade Interativa Sol Nascente de Indaiatuba adota o método da Pedagogia Heulosófica em sua ONG.
E nessas duas décadas... fizemos muitos “bolos, pizzas, pastéis...”,
organizamos os eventos, vendemos os produtos, compramos o que
sobrou levando para casa, lavamos as panelas, tachos e vasilhas; e claro
deixamos todos os ambientes em ordem e absolutamente limpos!
Prática que adotamos até hoje, fortalecendo nossa disciplina, união e
determinação! Tudo com começo, meio e fim.