Eufraten em Movimento

Metodologia de ensino

A metodologia de ensino da Fundação Eufraten é baseada na Pedagogia Heulosófica, desenvolvida pelo fundador da instituição, Paulo Zabeu. Essa pedagogia tem como base a Heulosofia, que é a Ciência do Autoconhecimento. Através dessa metodologia, a Fundação busca educar crianças, adolescentes, jovens e adultos que vivem em comunidades de baixa renda, proporcionando-lhes oportunidades de desenvolvimento humano.

A Pedagogia Heulosófica tem como objetivo principal promover o autoconhecimento dos educandos, para que eles possam desenvolver seu potencial e se conectar consigo mesmos. Para isso, são utilizadas ferramentas como a Maiêutica e o Peripatético, resgatada das antigas civilizações em que a educação era base da comunidade e que cada criança era desenvolvida com um olhar atento de um mestre, que sabia que a cada momento do aprendiz poderia definir seu destino na eternidade. 

A Maiêutica consiste na arte de questionar a si mesmo e ao outro para conduzi-lo à reflexão, enquanto o Peripatético consiste em aprender com o movimento da natureza.

Além disso, a Heulosofia prioriza a ética como um princípio fundamental para viver em paz consigo mesmo e com os outros. A ética é a prática do conhecimento por uma conduta íntegra, com princípio e a lógica, É um ato de consciência em fazer o que precisa ser feito, aconteça o que acontecer. Através da prática da Pedagogia Heulosófica, os educadores e educandos têm a oportunidade de construir sua trajetória de aprendizagem, descobrirem seu potencial e fortalecerem-se para lidar com os desafios da vida de forma sábia e equilibrada.

  • Na Fundação Eufraten, são utilizadas diversas ferramentas do autoconhecimento, como:
  • os 5 movimentos do autoconhecimento (observar, refletir, tomar atitudes, agir e saber esperar), 
  • os 3 Princípios propulsores da Humanização (iniciativa própria, senso crítico e criatividade) 
  • o Yoga Heulosófico, que inclui práticas como asanas, pranayamas e mantras.
  • O saneamento mental, método de meditação organizado em 5 etapas (varredura, organização, impessoalidade, neutralidade e vacuidade). 

Esses princípios são fundamentais para promover o equilíbrio físico e mental dos educandos, permitindo-lhes lidar com as adversidades da vida de forma mais consciente e positiva.

Esse método tem transformado a vida de muitas de pessoas ao longo dos anos. Desde 1981 a Eufraten atende crianças e suas famílias em regiões de vulnerabilidade social, somam-se 3.343.680 de atendimentos, proporcionando-lhes oportunidades de crescimento e transformação pessoal.

Junte-se à Fundação Eufraten e faça parte dessa transformação social.

Sugestões de Leitura