Please enable JS

Um dia na EPV

UM DIA DE ATIVIDADES
Nossas atividades seguem um percurso que proporciona a educação e o equilíbrio necessário para despertar os educandos a construir sua própria independência, propiciando a eles observar, entender e transformar sua e comportamento.

CHEGADA DOS EDUCANDOS

Todos os dias com carinho recebemos os educandos em nossas EPVs. A recepção é o primeiro contato do dia com o educando, criando assim um clima de alegria, atenção e respeito.

RODA DE HARMONIZAÇÃO

Em seguida vamos para a roda de harmonização. Onde juntos, educadores e educandos, praticam exercícios de Yoga e Meditação integrando o grupo, diminuindo a ansiedade, trazendo foco e concentração para as atividades.

LANCHE

Vamos para o lanche! Servimos leite com chocolate, pão quentinho com manteiga, frutas e todos saboreiam juntos – educandos e educadores. Ao terminar cada um é responsável por lavar seu copo ou seu prato bem como deixar seu espaço na mesa limpo. É o exercício do cuidado, da responsabilidade e da iniciativa própria.

ATIVIDADE DO DIA

Começamos então a atividade. O educador observa como o grupo está. Se a turma estiver muito agitada, pratica com eles exercícios de respiração para traze-los de volta ao foco da atividade, aumentando as chances de termos uma atividade mais produtiva. As atividades variam ao longo da semana passando por: Teatro, Dança, Yoga, Futebol, Informática, Preparação para o Mercado de Trabalho, entre outras.

REFLEXÃO

No encerramento da atividade, realizamos a reflexão, onde exploramos tudo que foi realizado. Em roda, todos são estimulados a se expressar, colocando suas ideias e reflexões sobre seu aprendizado, comportamento individual e do grupo e sobre o desenvolvimento da aula. Sem acordos e conchavos criamos um clima de estímulo para todos trabalharem o autoconhecimento.

HORA DA DESPEDIDA

Assim como na chegada, os educadores acompanham os educandos até o portão e se despendem, deixando “gostinho de quero mais” que prepara a chegada do dia seguinte.

REFLEXÃO DOS EDUCADORES

Encerrada as atividades a equipe de educadores se reúne e relatam como foram suas aulas, trocando ideias sobre novas estratégias, unindo as visões pedagógicas e também sociais.

Tudo é um ciclo de continuidade, como os ciclos da natureza, assim flui a educação. Com nossos movimentos simples e constantes vamos construindo o educar educando-se, lapidando a cada dia o nosso autoconhecimento.