Please enable JS

Paulo Zabeu

 

O EDUCADOR PAULO ZABEU

Nasce em Campinas/SP, Paulo Zabeu de Sousa Ramos, hoje Cônsul da ABFIP-ONU, Chanceler Internacional e Comendador, conhecido publicamente como Paulo Zabeu. Casado e pai de 5 filhos. Educador, filantropo, escritor, empresário especializado em Gestão de Negócios e advogado especializado em Direito Empresarial e Internacional.

1951

PESQUISADOR DO COMPORTAMENTO HUMANO

Desde muito cedo, ainda criança, descobriu seu interesse em observar a natureza e os animais, uma vocação que o transformou em Pesquisador do Comportamento Humano.

O que não imaginava era que com suas mãos educadoras edificaria espaços "Paidéia", verdadeiros Campus de Autoconhecimento, por onde já passaram milhares de pessoas.

1961

YOGA E MEDITAÇÃO

Começou a praticar o educar-se, educando com autoconhecimento. Iniciou a prática do Yoga e da Meditação e concluiu que, elas são essenciais para o fortalecimento e integração do Corpo, da Mente e do Ogos (essência do ser). Não precisou muito tempo para nascer o Yoga Heulosófico, cuja metodologia implica no autoconhecimento direto e contínuo.

1970

ESCOLAS PREPARATÓRIAS PARA A VIDA

Na década de 80, o Brasil ainda pertencia ao quarto mundo econômico, os bairros periféricos de Campinas viviam em completo abandono e carência de recursos básicos, como educação, saúde e assistência humana. Neste cenário, com 29 anos e compreendendo que só mudamos a sociedade, através da educação, com uma jovem equipe de voluntários, edificou as primeiras escolas de autoconhecimento chamadas EPV’s – Escolas Preparatórias para a Vida - que já utilizava o conceito, ainda hoje avançado, de educar integrando Corpo, Mente e Ogos (essência do ser).

Sem pretensões e fazendo sempre o melhor que pode em cada momento, não imaginava que de suas iniciativas e exemplo, nasceria um movimento que mudaria a vida das pessoas.

1980

FUNDAÇÃO EUFRATEN

Com o crescimento das EPV’s, criou a Fundação Eufraten, uma ONG sem fins lucrativos de caráter socioeducativo. Hoje, uma das mais importantes ONGs de Utilidade Pública Federal no Brasil. A Fundação é um grande "campus experiencial", um verdadeiro laboratório vivencial de autoconhecimento.

1987

PESQUISAS

Iniciou uma série de viagens por mais de 45 culturas, dos cinco continentes do mundo, que ampliaram o seu campo de pesquisas sobre o comportamento humano, investiu no tempo e espaço para identificar suas semelhanças e diferenças. Em países como a Grécia - sua cultura antiga de sábios e filósofos, a China - sua milenar ciência meditativa, a Índia - a prática do Yoga e o Egito - seus conhecimentos esotéricos.

Constatou que apesar da diversidade cultural, educacional e social, as necessidades e dificuldades humanas são as mesmas em todos os povos. E assim consolidou seus conhecimentos e reflexões sobre o comportamento humano.

1997

PALESTRAS

Consagrou-se como um grande palestrante na área do Autoconhecimento, dando palestra por diversos públicos do Brasil.

2001

5 REGRAS PARA VENCER OS SEUS LIMITES

Escreveu os livros 5 Regras para vencer seus limites e Faça você mesmo o seu destino onde apresenta seus conceitos experienciais sobre o comportamento humano e a base da Psicologia e da Pedagogia Heulosóficas, seu método pedagógico para o Autoconhecimento, e reeditou o livro: Sementeira, escrito em 1989.

2004

Projeto "Construindo com as próprias mãos"

Inicia na Fundação Eufraten um novo movimento da Pedagogia Heulosófica, a construção de caminhos, praças e jardins, baseados na arquitetura Grega, criando ambientes para inspirar o que as pessoas tem de melhor, tornando pública sua vocação paisagista e arquitetônica.

Construindo com as próprias mãos e materiais reciclados, os voluntários da Fundação desenvolvem seu potencial produtivo e os educandos ganham ambientes de arte e cultura para seu crescimento pessoal.

2010

COSMOVISÃO

Como fruto da maturidade dos seus 60 anos na prática do educar educando-se materializou a sua Cosmovisão, "parindo" um sistema que denominou Heulosofia - A Ciência do Autoconhecimento, a base para a Filosofia, a Psicologia e a Pedagogia Heulosóficas, consolidadas na prática e pesquisa de mais de 40 anos do Paulo Zabeu e sua equipe.

2012

CIDADE DO AUTOCONHECIMENTO

Seu “projeto de vida”, a “Cidade do Autoconhecimento” é inaugurada, fruto de mais de 40 anos de trabalho consistente na construção de um novo pensamento e ideal de um mundo mais produtivo e edificante.

Com 64 anos, Paulo Zabeu, já deixa para a humanidade um legado de conhecimento sólido e uma contribuição inestimável para a área das ciências humanas - a filosofia, a psicologia e a pedagogia.

Mas sua história não acaba aqui...

2015

“Educar é sair de si mesmo dando vida ao outro; é despertar o ser para a sua plenitude. Chegará o dia em que a arte de educar será integrada, onde pela maiêutica e pelo peripatético, os educadores formarão os educandos, ...sem pressa.” (Paulo Zabeu)

2015
O PROFISSIONAL PAULO ZABEU
Advogado Internacional e Empresarial, possui notória especialidade em gestão de negócios. É um dos mais conceituados advogados do Brasil em joint-ventures e projetos de implantação internacional, fusões e incorporações e um respeitado tributarista.
Como empresário desenvolveu o Sistema Empresa Integral – SEI, com enfoque no gerenciamento de negócios, atuando como Consultor nas áreas financeira, tributária, comercial e reestruturação empresarial.
Recebeu vários títulos e premiações, bem como o seu escritório de advocacia, por sua ética e competência. Evidência essa do reconhecimento público da sua carreira e ação para o bem do nosso país e do mundo.